segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Porque não usar o Internet Explorer...




Bom, não sou desenvolvedor web e não conheço muita coisa a respeito, mas como usuário sempre preferi utilizar outros browsers ao nosso velho Internet Explorer.

Motivos? Bom, quem utiliza o Firefox e conhece suas facilidades sabe do que estou falando...

Mas agora é fato. Nos ultimos testes feitos pelo Acid3, o Internet Explorer é o lanterninha e olha de longe os outros navegadores deslancharem a sua frente....

Pra quem não sabe, o Acid3 é uma página de testes que pontua quão bem seu navegador se sai para renderizar e exibir informações trafegadas na web.

Quem quiser testar, basta clicar aqui!

Até pouco tempo, nenhum navegador conseguiu alcançar a meta de 100% de aprovação no testes. Até pouco tempo...

As engines do WebKit e do Opera já vinham completando o teste, mas havia uma pendência: as animações que fazem parte dele deviam ser exibidas suavemente, e isso ainda não acontecia.

Mas o WebKit conseguiu. A engine de codigo aberto, derivada do Konqueror e que foi adotada pelo navegador Safari (da Apple), foi a primeira a atingir a nota máxima de 100% nos testes.

Safári: 100%
Ópera: 99%
Gecko (Engine do Firefox): 87%
Chrome: 79% (pois é.. nem chegou e já colou nos concorrentes)
Internet Explorer: 21%

Agora eu pergunto: Será que os sites que eu não consigo abrir corretamente com meu firefox estão programados corretamente aos padrões, ou programados errados ao padrão do Internet Explorer??

Vamos tornar a Web padronizada! Vamos utilizar navegadores de verdade!



fonte: appleinsider

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Segurança: Melhores Ferramentas (Set-2008)

Vou direto ao ponto: Saiu o novo relatório de segurança da organização AV-Comparatives, uma das mais respeitadas no ramo, que contém dados das principais suites de segurança atuantes hoje.

A AVC recebe os softwares de seus criadores, passam eles por uma árdua bateria de testes e em seguida mostram a comparação de efetividade entre os sistemas. Essa organização existe desde 2003 e ganhou muita credibilidade das principais fornecedoras de sistemas antivirus, e também de internautas e empresas de consultorias do mundo todo.

Ontem, dia 19/09 foi lançada uma nova revisão dos relatorios de comparações sobre os principais softwares existentes hoje no mercado e para surpresa de muita gente que talvez não se ligue muito nesse assunto, alguns softwares gratuitos estão à frente de gigantes como Symantec e McAfee.

Vale a pena dar uma conferida nos percentuais de cada software. A lista completa você pode encontrar no próprio site da organização. CLIQUE AQUI. Lá você encontrará links diretos aos sites de cada software, onde será possivel o download.

Abaixo segue o quadro de "não detecções", ou seja, quanto menor melhor:



Aproveitando, vou fazer algumas recomendações sobre segurança. Citando alguns programinhas pouco conhecidos que ajudam muito à imunizar um sistema Windows.

Antivirus:

Como pode ser visto nos relatórios, as suites gratuitas estão bem competitivas no mercado. Não vale mais a pena investir em um sistema antivirus, ou mesmo perder algumas horas atrás de um crack ou serial que irá expirar em breve e vc terá que repetir a busca.

Eu utilizei muitos sistemas, desde o Panda Internet Security até o Kaspersky, e digo com convicção: O Avira, AVG e Avast não devem nada à eles.

Estou utilizando atualmente a versão free do Avira. É levíssimo (28 mb em memória ram, comparados aos 150 mb que o Panda Internet Security ocupava), tem o escaneamento mais rapido da categoria e alta taxa de efetividade. Possui atualizações diárias. RECOMENDADÍSSIMO.

Firewall:

Outra coisa extremamente importante (tão quanto o antivirus) é a utilização de um bom Firewall.

Nesse quesito não há muitas dúvidas: Comodo e ZoneAlarm são muito bons e gratuitos.
Recomendo o Comodo, pelas suas configurações avançadas, que o Zone Alarm não possui em sua versão free. Ele é leve, fácil de ser configurado e possui uma versão em português do Brasil.

O Comodo Firewall em Português pode ser encontrado AQUI.


Spywares, malwares e outros:

A LinhaDefensiva.org é um forum de discussões muito bom, que vale a pena ser consultado quando existir algum problema com o seu sistema.

Lá existe a listagem de algumas boas ferramentas e vários artigos sobre diversos assuntos relacionados à virus, malwares, spywares e outros wares que estão a solta na internet.

Destaque para a ferramenta criada por eles mesmos, o bankerFix (baixe aqui), que de fato é muito boa para remoção dos principais worms e trojans que costumam robar senhas.

Outra ferramenta que me livrou a cara várias vezes dos pendrives que circulam pelos computadores da faculdade é o ComboFix.
Este por sua vez remove boa parcela dos malwares soltos por ai. Muito útil.
Um tutorial pode ser encontrado AQUI , juntamente com links para download.


Segurança para pragas de Pen-Drives e outros discos removíveis:

Bom, para finalizar, uma ferramenta extremamente útil, que deve ser instalada em qualquer notebook (desktop tbm, claro).
Se você está cansado de espetar pendrives bichados na sua máquina, que sempre possuem algum arquivo auto-executável que os antivirus nunca pegam, basta subir este levissimo programa, que todos esses autoruns serão bloqueados e removidos no ato.

Seu nome: Ninja Pendisk.
Onde encontrar: AQUI!

Ele possui um arquivo texto configuravel, onde é possivel que o usuário insira manualmente os arquivos que ele quer que não sejam executados automaticamente ao espetar o pendrive (mas ja possui uma lista pré configurada e bem completinha, claro).


Segurança total (Tá.. quase):

Cansado de ter que instalar centenas de programas para poder navegar na internet com seu Windows?
Instale apenas um: Um sistema operacional robusto, baseado em linux ou mac os.

Se tiver sangue frio, pode ser o FreeBSD ou até mesmo um Unix puro...

Mas se for continuar no Windows mesmo, procure se manter atualizado, mas nunca baixe e instale um novo Service Pack no dia em que ele for lançado. Historicamente falando, nunca dá certo. Espere pelo menos uma semana.... Afinal, o que é um peidinho pra quem já está cagado??

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

ESTAMOS VIVOS! O LHC FUNCIONOU!



A maior máquina do mundo, que tem o formato de um anel com circunferência de 27 kms, está enterrada a 150 metros entre a França e a Suíça.

São centenas de milhares de dispositivos que custaram a barganha de 6 bilhões de dólares.


Pra que tudo isso?

A resposta é simples: Para recriar as condições exatas de temperatura e densidade àquelas que existiram na fração de bilionésimo de segundo após o Big Bang (ou no pior dos casos, para criar um buraco negro que engula todo o nosso planeta....O.o ). Com isso, os cientistas desejam encontrar várias evidências que comprovem propriedades de matéria que só existem em teoria.


Como isso irá funcionar?

Ao longo do túnel de 27 kms serão disparados feixes de átomos de chumbo que serão acelerados a 99,9% da velocidade da luz, e para que isso aconteça, a temperatura do interior desse túnel deve ser o zero absoluto (273,15º C negativos).

Quando os feixes de atomos se chocarem frente a frente, uma explosão que estilhaçará os atomos irá liberar um exército de partículas subatômicas.

O Large Hadron Collider irá trabalhar 24 horas por dia, gerando a cada segundo cerca de 40 milhões de colisões de átomos. Isso irá gerar uma montanha anual de dados equivalente a 15 Petabytes (15 milhões de Gigabytes).


O que isso importa?

Primeiramente, o mais importante é que o primeiro grande teste foi realizado com sucesso. O maior acelerador de partículas do mundo disparou um feixe de prótons por um túnel de 27 quilômetros nesta quarta-feira (10/09).

SUCESSO NESSE CASO, QUER DIZER QUE NÃO CAUSOU NENHUMA REAÇÃO EM CADEIA E NÓS AINDA ESTAMOS VIVINHOS DA SILVA!!

Mas por precaução, vou começar a dar mais valor aos meus amigos e familiares.. vai que nos próximos testes um buraco negro possa nos engolir....


Ah, isso também vai ajudar a desvendar alguns dos maiores mistérios da humanidade... =D


PS: Até o google entrou na onda do LHC, vejam o logotipo da empresa em sua homepage.... show!


BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina
 
BlogBlogs.Com.Br