sábado, 25 de abril de 2009

Recuperar senha de usuário do Windows


Você já se perguntou o que aconteceria se alguem tentasse procurar no seu computador qualquer tipo de informação importante ou confidencial? Essa pessoa encontraria alguma coisa? Ela conseguiria entrar no seu sistema?

Muitos usuários não colocam nem senha para o login do sistema operacional da máquina, e muitas vezes isso acontece em notebooks, o que é preocupante, pois eu já vi alguns colegas carregando notebooks que custam cerca de R$2.000 carregados de informações que podem somar quantias de 10x ou 50x o valor da máquina.

Mas se alguem quer descobrir a senha do seu sistema, com certeza vai conseguir, pois existem muitas ferramentas gratuitas rodando na internet para este fim, seja seu sistema um Windows, um Mac ou alguma distribuição Linux.

Para a plataforma da Microsoft (a família Windows) que é a grande campeã em número de usuários, temos o Ophcrack (que pode ser baixado AQUI). Basta baixar a imagem, queima-la em um cd e configurar sua máquina para dar um boot pelo mesmo.

Claro que existem algumas restrições que a versão gratuita desta ferramenta não suporta, como conjuntos especiais de caracteres ou senhas maiores de 14 digitos. Então fica a dica para aumentar a segurança de sua senha para o login.

Vejam bem, não estou divulgando pelo simples fato de ajudar alguem a invadir algum sistema, e sim, para mostrar o quão simples e inseguros são os sistemas que possuimos para nosso uso cotidiano e as senhas costumeiras que possuimos.

Essa ferramenta cai como uma luva também caso você tenha esquecido sua própria senha.


Link: http://ophcrack.sourceforge.net/

terça-feira, 21 de abril de 2009

Orquestra de computadores velhos toca Queen!

Você já deve ter visto infindáveis covers de músicas do Queen, porém um cover feito com máquinas velhas aposto que não.

Na orquestra, estão inclusos um Scanner HP ScanJet 3C (no vocal), um Texas Instrument TI-99/4a, um Atari 800XL, um floppy de 8 polegadas e um disco rígido de 3,5.

Pode não ser o mais perfeito cover, mas que deve ter dado um grande trabalho.. Aahh sim...

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Os 10 piores Sistemas Operacionais de todos os tempos


O colunista Steven J. Vaughan-Nichols, divulgou no site pcworld.com uma lista referenciando os 10 piores sistemas operacionais de todos os tempos. No minimo interessante, pois eu nem conhecia alguns deles, mas completamente aberta a discussões.

Seguem em ordem cronológica:

1. OS/360, 1964
2. ITS (Incompatible Timesharing System), late 1960s
3. GNU Hurd, launched in 1983 (still incomplete)
4. Windows 1.01, 1985
5. MS-DOS 4.0, 1988
6. SCO Open Desktop, 1989
7. JavaOS, 1996
8. Windows Me (Millennium Edition), 2000
9. Lindows/ Linux XP Desktop, 2001/2006
10. Windows Vista, 2006

As justificativas referentes a cada sistema que está na lista podem ser lidas (AQUI).

(Lindows!! PQP hein?!?! )


OBS: Por um pedido muito sutil (que não removi dos comentários, pois toda crítica é bem vinda desde que tenha um mínimo de educação), vou alertar que o link redirecionará o leitor a uma página que possui conteúdo no idioma INGLÊS.

Peço desculpas se pressupus que a grande maioria dos leitores que chegaram aqui conhecesse alguma coisa desse idioma.

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Virus de pendrive nunca mais!


Esse é um programinha definitivo para acabar com as tão famigeradas pragas de pendrive.

O Ninja Pendisk é gratuito e roda quetinho em background (mantendo um icone na barra de sistema) consumindo cerca de 4 mb de memória. Não é necessário instalar, basta executá-lo.

Quando o Windows reconhece um novo dispositivo, o ninja é ativado e toma a dianteira para agir, eliminando arquivos maliciosos comuns, principalmente os AUTORUNS da vida.

Após isso, ele cria no pendrive uma pasta chamada AUTORUN.INF com proteções e permissões especiais, para que ele não seja contaminado futuramente.

Você tem a opção de inicializá-lo junto com seu sistema, para sua maior comodidade e segurança.

link: http://nunobrito.eu/ninja/


Outra dica que vale ser usada em conjunto com o Ninja, é desativar o auto-executar de seu Windows. Para tal, faça o seguinte procedimento:

1. Clique no Menu Iniciar > Executar e digite gpedit.msc
2. Navegue por Configuração do Computador > Modelos Administrativos e clique em Sistema
3. Na lateral direita, procure por Desativar Autoexecutar e ATIVE (isso mesmo, ATIVE esta opção)


Até mais!

terça-feira, 14 de abril de 2009

Serviços do Windows: SVCHOST.EXE

Afinal, o que é o bendito processo SVCHOST.EXE que vira e mexe da algum tipo de pau no windows (desde versões antigas)?

Segundo a Micro$$oft: "O Svchost.exe é um nome genérico de processos de host para serviços que executam a partir de bibliotecas de vínculo dinâmico (DLLs). "

Isso quer dizer que ele é um serviço que hospeda (ou contém) outros serviços individuais que o Windows usa para executar várias funções.

Mas por que aparecem vários processos com esse nome quando eu estou visualizando o gerenciador de tarefas?

Porque se todos os serviços fossem encapsulados em um unico processo SVCHOST o windows crasharia (não que isso nao aconteça...) se algum deles desse pau. E eles são agrupados lógicamente.


Para visualizar a lista de serviços de cada processo SVCHOST basta seguir estes 3 passos a seguir:

1. Clique em Iniciar na Barra de Tarefas do Windows e clique em Executar.
2. Na caixa Abrir, digite CMD e pressione ENTER.
3. Digite Tasklist /SVC e pressione ENTER.

A Lista de tarefas exibe uma lista dos processos ativos. A opção /SVC exibe uma lista dos serviços ativos em cada processo. Para mais informações sobre um processo, digite o seguinte comando e pressione ENTER:
Tasklist /FI "PID eq processID" (sem as aspas)

O comando me apresentou a seguinte saida, nesse caso rodando 5 instancias do SVCHOST e seus respectivos processos internos:


Já no Windows Vista, você pode encontrar os processos da seguinte maneira:

1. Vá ao gerenciador de tarefas (clique direito sobre a barra de tarefas)
2. Clique na aba PROCESSOS e selecione MOSTRAR PROCESSOS DE TODOS OS USUÁRIOS
3. Clique direito sobre um processo SVCHOST e selecione IR PARA SERVIÇO
4. A aba SERVIÇOS será aberta com os processos contidos nesse SVCHOST selecionados

Caso precise de informações mais detalhadas sobre como manusear as chaves do registro do Windows, sugiro uma lida neste tópico.

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Já fez backup de seus emails hoje?

Já imaginou se alguem rouba a senha daquela sua conta de emails onde você tem tudo que é tipo de arquivo importante (que você vai precisar amanhã)? Ou se você esquece sua conta logada no computador da faculdade e alguem troca sua senha (Sim.. isso já aconteceu na minha sala.. )?

Enfim, se fosse comigo seria um problemão, pois eu recebo emails de 3 contas diferentes na minha caixa do GMAIL. Se perco minha senha, estou (na merda) ferrado.

Então o que fazer para que isso não aconteça?
Crie uma conta de emails para servir de backup!

Isso não vai te salvar do fato de que alguém irá abrir seus emails, porém vai garantir que VOCÊ não perderá aqueles documentos importantes... trabalhos da faculdade....



O GMAIL oferece a opção de encaminhamento de mensagens para outras contas, basta você criar um endereço reserva, acessar as configurações e preencher os campos necessários (Veja a foto). Escolha manter uma cópia das mensagens na sua caixa atual e ZAPT! Você agora possui uma conta de backup para seus documentos.

Segurança e prevenção nunca fazem mal a ninguém. =)

Por que o Windows predomina em notebooks e netbooks? (Mais um motivo)

Minha namorada está precisando de um notebook ou um netbook, e eu fiquei incumbido de fazer as pesquisas.

Porém, fiquei indignado com a qualidade dos linux que vem pré-instalados em alguns modelos. Desde que comecei meu curso superior eu sou um adepto do Ubuntu, mas já utilizei diversas outras distribuições como Mandriva, Kurumin e Debian.

E se essas distros que são as mais comuns já são muito diferentes comparadas ao costumeiro sistema da Micro$$oft, as distribuições desconhecidas até pra quem está no meio da computação jamais serão bem vistas pelos usuários "normais".
São complicadas, feias (sim, isso importa) e não possuem suporte nem das comunidades.


O que os fabricantes tem na cabeça no momento em que irão decidir qual o sistema será instalado por default?

Isso só ajuda a aumentar o abismo que existe entre a grande maioria dos usuários. Essa primeira impressão é com certeza suficiente para que eles nem procurem se informar de que existem outras (e melhores) distribuições antes de voltarem ao rotineiro Windows.

Não sou um defensor da idéia de que Linux serve apenas para a galera da computação. Defendo a idéia de que tudo pode ser melhorado para agradar mais e mais pessoas, porém da forma como as coisas estão andando vai demorar um bocado ainda para que isso aconteça.

terça-feira, 7 de abril de 2009

Skype 4: Remover histórico de 1 contato

O Skype oferece a opção de excluir o histórico das conversas e ligações de TODOS os contatos de uma só vez. Mas e se você precisar apagar o histórico de apenas um deles?

Em uma rápida pesquisa na web, a melhor forma que encontrei para deletar o histórico de apenas 1 (hum) contato do Skype 4 foi utilizando um programinha caseiro... que pode ser baixado aqui.

Instruções rápidas:

1. Feche o Skype
2. Crie um backup da pasta \Documents and Settings\{win username}\Dados de Aplicativos\Skype\{skype username}
3. Rode a aplicação
4. Digite o seu nome de usuário do Skype e o nome de usuário do contato ao qual você quer apagar o histórico.
5. Reinicie o Skype.

O post oficial do autor pode ser encontrado aqui: http://forum.skype.com/index.php?showtopic=178741
BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina
 
BlogBlogs.Com.Br